Contacte-nos

Terreno

Comprar

Cebolais de Cima e Retaxo, Castelo Branco

50 000 €
Ref: 801/T/00032
  • 65250 m2
  • 65250 m2

Terreno com 65.250 m2 na Represa - Castelo Branco

Detalhes gerais do imóvel

  • Estado:
  • Cozinha equipada: Não
  • Área bruta: 65250 m2
  • Lareira: Não
  • Área útil: 65250 m2
  • Área terreno: 65250 m2
  • Terraço: Não
Certificate

Terreno rústico de cultivo, com uma extensão de 62.250 m2, divididos em três artigos contínuos de 13.500m2, 51.250m2 e 500m2, com cultura arvense, olival e pinhal.

O Terreno fica localizado entre as povoações de Represa e Retaxo, na freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo.

Dentro das limitações do terreno, pode-se encontrar construções agrícolas, um poço com água e uma ribeira que passa pelo meio da propriedade.

O acesso ao terreno dá-se por terra batida, mas ótimas condições, e não muito distante das povoações de Represa e Retaxo.

Excelente oportunidade de investimento.

Agende uma visita.


CEBOLAIS DE CIMA
» Toponímia: Monte Cebullal – Çabollal
Segundo a ciência, nome Cebolais de Cima, vêm de Monte Cebullal – Çabollal.
Ocupando posição junto à orla meridional concelhia, esta pequena Freguesia de Cebolais de Cima é já limítrofe, pelo seu flanco Sul, ao território municipal de Vila Velha de Ródão. Nas restantes confrontações encontra-se com as suas congéneres Retaxo (a Poente), Benquerenças (a Norte) e Castelo Branco (a Nordeste).

Exígua em extensão, a sua superfície abarca apenas uns 1.286 hectares, em zona de relevo, um tanto acidentado, voltando às bacias orográficas do Tejo (que lhe fica a cerca de uma dezena de quilómetros para Sul) e Ponsul (a uns 5 Kms para Leste).

No século XVI aparecem alusões documentais ao "Monte Cebullal" ou "Çabollal", designação toponímica que se reportará, eventualmente, à presença de importantes extensões de plantio afetas àquele vegetal, conforme adiantaram já alguns autores. Quanto à Freguesia em si, sabe-se que foi instituída por 1796, datando dessa mesma época um documento que por então lhe atribuía a existência de uma modesta população de 40 vizinhos (termo alusivo ao número de fogos e não de residentes, por certo).
Artesanato: Mantas de Farrapos e Colchas de Linho
Gastronomia: Sopa de Massa (da Boda), Bucho, Maranhos, Tigeladas, Arroz Doce, Biscoitos de Azeite, Broas de Mel
Festas e Romarias:
Nossa Senhora dos Prazeres: domingo de Páscoa
Santa Cruz: 3 de maio
Sagrado Coração de Jesus: 1º domingo após o dia 8 de setembro
Feira Temática: Feira das Maravilhas da Doçaria - Tigelada, Arroz Doce e Broa de Mel (realiza-se em julho)

Segundo a Toponímia a terminologia Retaxo vêm de Rotaxo .

A cerca de 12 Km de Castelo Branco, a pequena Freguesia de Retaxo encontra-se no extremo Sul do Concelho, sendo delimitada por Benquerenças a Norte e por Cebolais de Cima a Leste. O resto do território da povoação é rodeado por território pertencente a Vila Velha de Rodão.

Marca a fisionomia da Freguesia uma série de acidentes naturais: a proximidade do cabeço de Olelas, a Nascente da Ribeira de Gonçalo Pardo, também muito próxima, e a Ribeira de Retaxo, que desagua no Rio Tejo, perto de Vila Velha de Rodão. Tem uma área de 1230 hectares.

É uma Freguesia com características um pouco especiais, em virtude da região em que se encontra. Por um lado, assemelha-se ao Alto Alentejo, na vegetação e nos hábitos e tradições das suas gentes. Por outro lado, a proximidade em relação a Espanha marca-lhe um pouco o quotidiano. O seu povoamento ter-se-á iniciado antes ainda do período romano. As antas de Retaxo e da Casa da Moura (IPA) representam esse passado remoto da Freguesia.
Gastronomia: Sopa de Massa /Sopa da Boda, Cabrito Assado e Maranhos, Tigelada, Broas de Mel e Biscoitos de Azeite
Festas e Romarias:
Nossa Senhora de Belém (padroeira do Retaxo): Domingo imediatamente após 15 de Agosto
Nossa Senhora da Guia: Domingo que se segue a 8 de Setembro

Características do imóvel

Geral

  • Vista: Vista montanha
  • Certificação energética: Isento
  • Localização: Periferia
  • Vistas: Serra, Campo, Pinhal, Areas verdes

Exterior

Interior